Tuesday, December 26, 2006
A edição norte-americana da revista Rolling Stone lançou em seu site (www.rollingstone.com), no dia 22 de dezembro, uma lista (pretensiosamente entitulada como "definitiva") das melhores bandas no MySpace. Seguindo a forte tendência interativa do site da revista, a Rolling Stone fez uma pesquisa com os internautas, a partir da qual foram selecionadas cerca de 1.700 bandas. Após a seleção popular, a equipe da revista entrou em ação. O material disponibilizado por todas elas foi avaliado, o que certamente exigiu muito trabalho e paciência dos responsáveis. Desse total, foram selecionadas as 25 consideradas mais interessantes e promissoras.
Será preciso dizer que qualquer seleção deste tipo será necessariamente questionável? Tratando-se de projetos novos e, de certa forma, desconhecidos do grande mercado, as dificuldades de consenso são ainda maiores. No entanto, é também inquestionável a capacidade de um veículo como a Rolling Stone para antecipar tendências e até criar cenários culturais. Quem sabe, ao apreciar esta lista de novos nomes, não estaremos contemplando futuros destaques do mainstream. Bem, podemos ter uma certeza, a revista tem moral para fazer suas apostas e algumas delas são bem razoáveis, eu diria.
A despeito de toda a discussão a respeito da legitimidade desta lista, a sua importância é também devida ao fato de um dos maiores e mais tradicionais veículos de comunicação cultural do mundo reconhecer e dar espaço a bandas independentes que usam o cyberspaço para divulgar seus trabalhos. O MySpace é um serviço destinado à interação social na rede pertencente ao grande conglomerado de mídia News Corporation, de Rupert Murdoch (também dono da Fox, DirecTV, etc.). O Espaço nunca se destinou em particular à divulgação de grupos musicais. No entanto, essa prática é adotada hoje com grande êxito por bandas independentes de todo o mundo.
FALTOU DISTORÇÃO
É bastante complicado avaliar o potêncial de um grupo com base em apenas uma canção. De qualquer maneira, essa é a forma de divulgação utilizada. Eu não pude resistir e fiz um "passeio" pelo material disponibilizado das 25 bandas selecionadas. A triste constatação, apesar do próprio nome da revista, é que faltou rock. Isso mesmo! Na lista, ficou bem clara a opção editorial por baladas pop açucaradas, alguma coisa eletrônica e (para o meu espanto) muito espaço para o experimentalismo e esquisitices vanguardistas. Uma pena o fato de a maioria delas ser insuportavelmente chatas. A maioria das bandas fica entre o pop retrô e um rock meio vanguardista com cara de intelectual.
Na minha opinião o "Troféu Chatisse" fica para o Los Super Elegantes. Uma banda que lista entre suas influências de Tim Maia à Metallica, mas no fundo só consegue ser mesmo é esquisita. Ensaia um pop dançante que tenta parecer despretencioso mas na verdade posa de pós-moderno, vanguardista. Lixo conceitual. Coisa para intelectual metido que gosta de dar uma de "oldfashioned".
Gostaria de destacar positivamente os ótimos vocais femininos de bandas como An Pierlé & White Velvet (que lembra um pouco Cold Play, acho que por causa dos pianos marcantes) e Night Driving in Small Towns (a única que ouvi repetidas vezes). Destaque também para o Metal Insdustrial misturado com música eletrônica da banda alemã B.O.S.C.H. Além do nome bem apropriado, o grupo tem muita qualidade e uma estética bem nova. Vale a pena dar uma conferida.
Houve também espaço para o R&B e Hip Hop com pitadas de esquisitice das bandas The Beauty e Bedtime for Toys.
Nada do que eu diga pode substituir a apreciação das bandas escolhidas. Existe um motivo para elas estarem lá, mesmo as ruins. Acesse http://www.rollingstone.com/rockdaily/index.php/2006/12/22/rolling-stone-declares-the-25-best-bands-on-myspace/ para ver a lista e ouvir as canções. Quem lê em inglês pode conferir a opinião de várias pessoas sobre as bandas selecionadas, que também é muito legal.
Subscribe to:
Posts (Atom)