Monday, May 21, 2007

REVISITANDO A OBRA DO PEQUENO PRÍNCIPE


Entre os anos de 1966 e 1970, o Pequeno Príncipe abandona o reino da Jovem Guarda e embarca nos cometas da psicodelia.


Provavelmente, as pessoas da minha geração (nascidos ao longo da década de oitenta) tenham relacionado em sua cabeça o nome de Ronnie Von com os delírios insandecidos e suspiros apaixonados de nossas tias-avós. De fato, Ronnie ostenta e, de certa forma, tem sua imagem impregnada pelo título de galã-mor da Jovem Guarda. Ao lado de Roberto Carlos e companhia, o cantor fez história em meio aos refrões fáceis estilo iê-iê-iê e regravações “aportuguesadas” dos Beatles.


Há quem associe o nome Ronnie Von com as canções de forte apelo romântico-popular – “brega” mesmo, para os menos chegados a eufemismos. O próprio cantor, em recente declaração à revista Carta Capital, se revelou não muito criterioso na escolha de seu repertório, que na maior parte das vezes era definido realmente pelo setor de marketing de sua gravadora.


O que ainda é pouco conhecido do grande público é uma outra nuance do artista, justamente a considerada mais significativa pela mídia especializada. Na fase compreendida entre os anos de 1966 e 1972, Ronnie Von se dedicaria a alguns projetos com um conteúdo bem diferente daqueles que marcaram sua carreira durante a Jovem Guarda. Na segunda metade da década de 1960, mesmo os Beatles já haviam embarcado em outra viagem (!). O quarteto inglês adotou um som bem mais psicodélico, carregado de experimentalismos. Nessa época surgiram grandes refêrencias para o estilo, verdadeiras pérolas como o Álbum Branco, lançado em 1968. Ronnie Von também chegou a transitar por essas áreas mais progressivas. É o que mostra a trilogia relançada recentemente pela Universal, que conta com dois discos homônimos (lançados em 1966 e 1968) e o disco A Máquina Voadora, de 1970. O primeiro com muitas regravações dos Beatles; o segundo com os dois pés afundados na psicodelia; e o terceiro já retomando o galã romantico da Jovem Guarda, mas ainda com muitos traços da ousadia e experimentalismo dos dois trabalhos anteriores.


Ronnie Von – um rapaz bem nascido, amante de jazz e apreciador de bons vinhos – deu prosseguimento a sua carreira popular, de forte apelo comercial, mas ele mesmo não poderia imaginar que sua fase mais inquieta seria revisitada por uma grande gravadora, 40 anos depois. Esses três discos tiveram uma grande procura por parte de “jovens roqueiros” que passaram a cultivar um grande interesse pela fase mais “underground” do cantor.


O Tributo


Ronnie Von chegou a tocar com Rita Lee e os Mutantes na década de 1960, em seu programa na TV Record. Ao que parece, ele continua inspirando novas gerações de bandas de rock. Prova disso é o mais novo Tributo ao Ronnie Von, dirigido de forma independente pela jornalista Flávia Durante. O projeto consiste em em um disco virtual de dois volumes com músicas da fase psicodélica de Ronnie interpretadas por novas bandas de rock. “Há participações de bandas de todo Brasil, do Pará ao Rio Grande do Sul, o que prova que a obra de Ronnie Von atrai o interesse de vários fãs de boa música. E todos interessados em colocar o nome do artista em seu devido lugar na história do rock brasileiro”, esclarece Flávia, em um texto do site oficial do projeto.


Todas as músicas podem ser baixadas gratuitamente pelo site “Tudo de Novo – Tributo a Ronnie Von”. Confira lá as faixas e outros detalhes sobre a coletânea. Acompanhe também o blog dedicado ao projeto. Lá você terá acesso a um extenso arquivos de clipping a respeito do cantor, detalhes sobre as bandas participantes e algumas entrevistas em vídeo com o próprio Ronnie.

2 comments:

Anonymous said...

Can I ϳust ѕaу what a comfoгt to uncover somеbody that really
undeгstаnds what they're talking about on the web. You definitely realize how to bring an issue to light and make it important. More people should check this out and understand this side of your story. It'ѕ surprising
yоu аren't more popular because you most certainly possess the gift.

Here is my weblog ... ephedra side effects

Anonymous said...

Whеn I oгіginally left a comment I ѕеem to hаѵе cliсked on thе -Notify me
when nеw comments arе addеd- checkboх and nοω whenеѵеr a comment
iѕ addеd I get 4 emаіls ωith the sаme
comment. Perhaps theгe is а mеans you can remove me fгom that service?
Thаnks a lot!

Hаѵe a loοk at my website; eca stack before and after pics
Also see my page > ephedrine caffeine