Thursday, October 27, 2005


Mundialização da Cultura e Idiotice Generalizada

Nunca pensei em viver para ver o funk carioca ganhar staff de movimento cult. Sim, eu acreditei a princípio que a incidência desse gênero musical em festas de classe média fosse uma simples questão de excentricidade. O fato é que, exatamente quando os bailes funk assumem o seu formato mais “limpinho”, socialmente seguro e coincidentemente lucrativo (!) nós vemos emergir – sem contudo questionar sua gênese – um novo case da cultura pop mundial: M.I.A.

Uma indiana cantando funk brasileiro em algum lugar de Londres já seria por si só algo digno de menção. Praticamente um exemplo caricato, retirado de alguns dos textos sobre mundialização da cultura que tenho estudado ao longo do curso de jornalismo. Essa bricolagem cultural quimérica poderia não passar de um simples modismo, caso a mídia nacional não passasse a tratar a garota como a grande descoberta atual da música.

O funk – gostemos ou não – sempre esteve bem diante de nós. Sempre se posicionou de forma incômoda em nossas cabeças como demonstração de uma cultura periférica, marginalizada. O cotidiano nada poético dos morros cariocas era agressivo demais para ser consumido em massa pelos mais distintos estratos sociais brasileiros. A solução vem de fora. M.I.A., menina bonita, rica e exótica; apropriação de algo bem conhecido por nós brasileiros, só que em um formato digno dos padrões globais de consumo.

Bem menos agressiva a partir de um ponto de vista social, a estrela encontra a pista livre e desfila por entre a idiotice generalizada. Nada contra aqueles que se embalam ao som da pequena, mas falar como se o que ela faz fosse uma revolução no cenário musical, ainda mais para um brasileiro, não pode ter outro nome se não “idiotice”. Sejamos um pouco menos inocentes com as mensagens transmitidas pela MTV. Se você gosta de funk, vá na fonte, ouça Deise da Injeção.

2 comments:

Anonymous said...

rapaz, e quanto a uma alemã cantando funk em plena Estocolmo?


=D

Anonymous said...

Que conteúdo ao mostrar "Deise de Injeção"! Que consciência qto à comercialização que conversamos hoje... Massificacação cultural não é globalização mesmo! Bjos e parabéns!